EDITORES
Fábio Feldman
Professor e crítico cinematográfico. Formado em Letras pela FALE (UFMG), é mestre em Literatura Brasileira. Ministrou palestras e cursos sobre cinema, publicou textos em catálogos de mostras, escreveu para o site Multiplot! e editou a seção de cinema da revista Letras. Foi cocurador e organizador do catálogo da mostra “Reinventando Shakespeare”. Atuou também como sócio da produtora de audiovisual Mar de Morros. Atualmente, trabalha como professor na Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte, onde ministra as disciplinas “História do Cinema Mundial” e “História do Cinema Brasileiro”.
*
Roberto Cotta
Professor dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenador do Zero4 Cineclube, crítico e um dos editores da revista Rocinante. Também é membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).
*
REDATORES
Adolfo Gomes
Cineclubista e crítico de cinema filiado à Abraccine. Curador de mostras e retrospectivas, entre as quais “Nicolas Philibert, a emoção do real” e “O Mito de Dom Sebastião no Cinema”. Coordenou as três edições do prêmio de estímulo a jovens críticos “Walter da Silveira”, promovido pela Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia.
*
Cícero Pedro Leão
Crítico, pesquisador de cinema e jornalista. Com graduação pela UFMG, atualmente é mestrando em Comunicação Social pela mesma instituição, na linha Pragmáticas da Imagem, desenvolvendo pesquisa sobre a teatralidade na obra de Jean Renoir.
*
Daniel Dalpizzolo
Jornalista, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Foi editor do portal Cineplayers entre 2010 e 2018, cofundador e ex-editor da revista eletrônica Multiplot!, colaborador do Estado da Arte e do fanzine Zinematógrafo. Blog pessoal: stagefright.blog.
*
Daniel Murta
Belorizontino de nascença e espírito, Daniel Murta é graduado em psicologia pela PUC/Minas e formado em cinema pela Escola Livre de Cinema/BH. Atua como pesquisador de cinema e crítico com enfoque no horror, tendo colaborado com diversos portais e páginas ao longo dos anos. Hoje alterna entre ser professor, roteirista de cinema e designer narrativo para jogos digitais.
*
Douglas König de Oliveira
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estudioso do pré-cinema e da obra do cineasta Michelangelo Antonioni. Coordena o projeto Encontro de Cinema, em parceria com o SESC de Tubarão/SC, onde reside. Colabora com uma coluna sobre cinema europeu no site 7 Marte.
*
Flávio C. von Sperling
Cineasta e pesquisador de cinema. É sócio da produtora El Reno Fitas, sediada em Belo Horizonte.
*
Gabriel Martins
Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social, com Habilitação em Cinema e Vídeo (2010), no Centro Universitário UNA. Foi um dos fundadores e críticos da revista de cinema Filmes Polvo. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico junto com André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Hoje atua como roteirista, fotógrafo, diretor, montador e produtor.
*
Hannah Serrat
Mestre em Comunicação Social, pela UFMG, onde desenvolveu uma pesquisa sobre os modos de aparição e de enunciação dos povos periféricos no cinema brasileiro. Pesquisadora de cinema, interessa-se, sobretudo, pelas análises imanentes, voltadas àquilo que se inscreve materialmente nos filmes. Foi curadora do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, em 2014. Seu primeiro filme, “Retalho” (2015), foi vencedor do prêmio de aquisição de curtas do Canal Brasil no 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Atualmente, Hannah vive e trabalha em Montes Claros, no sertão dos Gerais.
*
Larissa Muniz
Graduanda em Comunicação Social, com formação complementar em Cinema pela UFMG. Cursou a Escola Livre de Cinema em 2017 e, atualmente, é voluntária no projeto de extensão Forumdoc.UFMG.
*
Lauren Mattiazzi Dilli
Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Participa da curadoria, programação e debates do Zero4 Cineclube, e também é curadora do Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas. Além disso, já escreveu sobre cinema no Coletivo Teté, Apichatpong Blogue e na Revista do Cineclube Academia das Musas.
*
Leandro Afonso
Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA, 2017) e graduado em Comunicação Social (UESC, 2008). Professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) de São Paulo e diretor dos curtas Nunca Mais Vou Filmar (2012), Lara (2013), Habeas Corpus (2014) e Argentina, Me Desculpe (2015).
*
Leonardo Amaral
Curador das mostras Tempos de Kuchar (Sesc/2016), Mostra Escola: Cidade Aberta (Caixa Cultural/2017) e Retrospectiva Helena Solberg (CCBB/2018). Membro de comissão de seleção dos festivais: Festcurtas BH (2010 a 2013), forumdoc.bh (2015 e 2017), Semana de Cinema (2016) e Lumiar (2018). Doutorando, mestre e graduado em comunicação social pela UFMG. Crítico e ensaísta, com artigos publicados nas revistas Filmes Polvo, Zingu, Cinética e Devires. Diretor, roteirista e montador
*
Letícia Badan
Mestre em História da Arte pela UNICAMP. Pesquisadora do Centro de História da Arte e Arqueologia e colaboradora do blog Amável Leitor: Arte e Cultura. Atualmente, desenvolve seu doutorado sobre a relação entre o cinema de horror italiano e as artes plásticas.
*
Odorico Leal
Crítico, tradutor, Mestre em Teoria Literária pela UFMG e Doutor em Literatura Brasileira pela USP. Também é músico e compositor, desenvolvendo vários projetos nessa área (www.soundcloud.com/odorico-leal).
*
Pedro Veras
Pesquisador de cinema, ensaísta e tradutor, também atua como curador. Mestre em Comunicação Social na linha Pragmáticas da Imagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, sendo graduado também em Comunicação Social pela mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência. Integrou a comissão de seleção da mostra internacional do Forumdoc.Bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (2016).
*
Rubens Fabricio Anzolin
Curador e programador do Zero4 Cineclube e diretor geral do Levante – Festival de Curtas-Metragens de Pelotas. Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Edita o blogue materiaprimacinema.com e já colaborou com publicados na Zagaia em Revista, Mnemocine, Calvero.org, Cine Festivais dentre outros. Estuda Cinema & Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas.
*
Thomas Lopes Whyte
Crítico cinematográfico e arquiteto formado pela UFMG.
*
Periodicidade: Fluxo contínuo
rocinanterevista@gmail.com